segunda-feira, 26 de maio de 2014

Henri Matisse: Os recortes

Henri Matisse é um gigante da arte moderna. Esta exposição-marco explora o capítulo final de sua carreira em que ele começou a "escultura em cor" e o nascimento de sua série de espetaculares recortes.

Henri Matisse is a giant of modern art. This landmark show explores the final chapter in his career in which he began ‘carving into colour’ and his series of spectacular cut-outs was born.

Tate Modern: Exposição
17 Abril – 7 de Setembro 2014



Henri Matisse - O caracol 1953 © Sucessão H. Matisse / DACS 2014

A exposição representa uma oportunidade única  para ver muitos dos trabalhos do artista reunidos num lugar e descobrir triunfo artístico final, de Matisse. 

No final dos anos sessenta, quando os problemas de saúde impediram Matisse dae pintar, ele começou as colagens em papel pintado com uma tesoura para fazer rascunhos para um número de encomendas. Com o tempo, Matisse trocou a pintura pelos recortes: ele tinha inventado um novo meio.

The exhibition represents a once-in-a-lifetime chance to see so many of the artist’s works in one place and discover Matisse’s final artistic triumph.

In his late sixties, when ill health first prevented Matisse from painting, he began to cut into painted paper with scissors to make drafts for a number of commissions. In time, Matisse chose cut-outs over painting: he had invented a new medium.





Henri Matisse - Blue Nude (II) 1952 - Centre Pompidou, MNAM-CCI, Dist. RMN-Grand Palais / reservas Droits
© Sucessão Henri Matisse / DACS 2013 



De flores de neve à dançarinos, cenas circenses e um famoso caracol , a exposição apresenta um deslumbrante conjunto de 120 obras realizadas entre 1936 e 1954. Ousado, exuberante e muitas vezes em grande escala, os recortes têm uma simplicidade cativante, juntamente com incrível sofisticação criativa.

A exposição marca um momento histórico, quando esses tesouros de todo o mundo podem ser vistos juntos. Tate O caracol de 1953 é mostrado ao lado de seu trabalho-irmã  Memória da Oceania 1953 e Grande Composição com Máscaras 1953 a 10 metros de comprimento. Uma fotografia de estúdio de Matisse, revela que estas obras foram inicialmente concebidas como um todo unificado, e esta é a primeira vez que foram reunidos em mais de 50 anos. A famosa série de Blue Nus de Matisse representa um renovado interesse do artista pela figura.

From snowflowers to dancers, circus scenes and a famous snail, the exhibition showcases a dazzling array of 120 works made between 1936 and 1954. Bold, exuberant and often large in scale, the cut-outs have an engaging simplicity coupled with incredible creative sophistication.

The exhibition marks an historic moment, when treasures from around the world can be seen together. Tate’s The Snail 1953 is shown alongside its sister work Memory of Oceania 1953 and Large Composition with Masks 1953 at 10 metres long. A photograph of Matisse’s studio reveals that these works were initially conceived as a unified whole, and this is the first time they will have been together in over 50 years. Matisse’s famous series of Blue Nudes represent the artist’s renewed interest in the figure.




Londres é a primeira a acolher, antes que a exposição viaje para Nova York, no Museu de Arte Moderna e após o qual as obras retornar para galerias e particulares em todo o mundo.

Pela primeira vez, estamos transmitindo ao vivo em cinemas de todo o país com um filme exclusivo sobre a exposição. Matisse Live oferece uma visão íntima,  atrás dos bastidores do artista através de lindas cenas das obras, entrevistas com seus amigos além de filmagens de arquivo raras de Matisse no trabalho.

London is first to host, before the exhibition travels to New York at the Museum of Modern Art and after which the works return to galleries and private owners around the world.

For the first time ever, we are broadcasting live into cinemas around the country with an exclusive film about the exhibition. Matisse Live offers an intimate, behind-the-scenes view of the artist via beautiful footage of the works, interviews with his friends plus rare archive footage of Matisse at work.


Henri Matisse - O Maço 1953 - Coleção Universidade da Califórnia, Los Angeles. Hammer Museum




Nenhum comentário:

Postar um comentário