segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lucas Samaras: oferendas de uma alma inquieta


Lucas Samaras : Oferendas de uma Alma Inquieta, apresenta mais de 60 obras do Metropolitan Museum of Art com rico acervo do trabalho feito por Lucas Samaras .

24 fevereiro - 1 junho de 2014 
Metropolitan Museum of Art Nova Iorque 

Lucas Samaras (American, born Greece, 1936), Untitled, July 3, 1965, Pastel on paper, 12 x 9in. (30.5 x 22.9cm),Frame:58.4 × 43.2 × 3.8 cm, Gift of Arnold and Milly Glimcher, 1986, The Metropolitan Museum of Art (1986.416.13), © Lucas Samaras, courtesy Pace Gallery.

As novas instalações do Museu Metropolitan incluem um presente de 17 objetos que vão do trabalho abstrato de Samaras  da década de 1960 às suas peças recentes digitalizadas.Projetado com a participação do artista, a instalação estão instaladas tanto nas galerias do norte como no mezanino sul na ala Lila Acheson Wallace de arte moderna e contemporânea.



Lucas Samaras (American, born Greece, 1936), Untitled, 1966, Gelatin silver print and pins on cardboard, 31.1 × 23.5 cm, Gift of the Artist, 2014, The Metropolitan Museum of Art (2014.40.3), © Lucas Samaras, courtesy Pace Gallery.

Nascido em 1936 na Grécia, Samaras cresceu em meio ao trauma da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Civil grega. Ele se mudou para os Estados Unidos adolescente, estabelecendo-se primeiro em Nova Jersey, antes de se mudar para Nova York .

Ele foi um participante chave nos muitos dos primeiros " Happenings "  encenados por Claes Oldenburg, Allan Kaprow e Jim Dine . Ele foi um dos primeiros artistas a explorar a fotografia Polaroid , quando foi introduzida. Além disso, ele é um desenhista habilidoso, pintor, escultor, cineasta e, mais recentemente é , um criador de fotografias fantasmagóricas brilhantemente coloridas,  que ele tem manipulado digitalmente.


Lucas Samaras (American, born Greece, 1936), Untitled, 1963, Gelatin silver print and pins on Masonite, H. 22.9 x 15.2 cm.), Gift of Arnold and Milly Glimcher, 1986, The Metropolitan Museum of Art (1986.416.14), © Lucas Samaras, courtesy Pace Gallery.

Samaras estudou no famoso Conservatório Stella Adler, em Nova York para atores no final de 1950 . Mesmo que ele nunca tenha se tornado um ator profissional, as fotos preto e branco tiradas para fins promocionais se tornaram base para sua arte. Num retrato de 1963, usando um doe seus implementos favoritos, ele cobriu o seu rosto  - com exceção dos olhos - com centenas de alfinetes.


Lucas Samaras (American, born Greece, 1936), Untitled (Spoon), 1961, Liquid Aluminum and spoon on wood, 76.5 × 60.6 × 1.9 cm, Gift of the Artist, 2014, The Metropolitan Museum of Art (2014.40.5), © Lucas Samaras, courtesy Pace Gallery.

Entre 1962 e 1989 , Samaras fez 135 construções com caixa de alta complexidade. Um dos primeiros exemplos , Caixa n º 10 (1963), é coberta de alfinetes , pequenas molas e fios coloridos. Característica das suas construções de caixas, a Caixa  # 10 se abre para revelar fantásticos , objetos brilhantes em muitos compartimentos escondidos ; Além disso, quando o pequeno botão na parte inferior da tampa é puxado, os rostos são revelados - desta vez emoldurada por um arco-íris de fios.



Lucas Samaras (American, born Greece, 1936), Box #10, May 1963, Mixed Media, Closed: 41.3 × 27.6 × 16.8 cm, 24.8 × 52.1 × 22.9 cm, Gift of the Artist, 2014, The Metropolitan Museum of Art (2014.40.2a–g), © Lucas Samaras, courtesy Pace Gallery.

O artista é conhecido por uma exploração imaginativa da Polaroid. Quando Samaras recebeu uma câmera SX-70 pela Polaroid em 1973 ele disse que foi "um dos maiores presentes que alguém poderia dar um artista." A foto transformação de  (1973) é um de seus primeiros chamados conteúdos Photo-Transformações expirados, cada uma das quais é um auto-retrato de algum modo. 



Lucas Samaras (American, born Greece, 1936), Untitled, 1970, Ink on paper, 25.7 x 16.2cm, Frame: 43.2 × 58.4 × 3.8 cm, Gift of Arnold and Milly Glimcher, 1986, The Metropolitan Museum of Art (1986.416.30), © Lucas Samaras, courtesy Pace Gallery 


Antecipando o Photoshop em 15 anos, o artista é visto com o pulso em seu rosto numa imagem assombrosa criada inteiramente por manipulação das emulsões da superfície da foto antes de secar. Na década de 1980 Samaras fez uma série chamada "Panoramas", usando novamente o filme Polaroid para efeitos muito diferentes, reunindo pedaços de muitas fotografias para criar uma visão de 84 polegadas de sua casa - sua pequena cozinha e seu estudo cheio de ingredientes de seu cotidiano e implementos de sua arte.

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