quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Cordeiro Místico Ressucitado




Vista do retábulo aberto.

A adoração do cordeiro místico ou o Altar de Ghent (holandês: Het Lam Deuses, literalmente, o Cordeiro de Deus), concluído em 1432, é um políptico pintado sobre madeira, uma obra-prima da pintura dos primitivos flamengos, inscrita na Lista de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Desde 1986, ele está apresentado no antigo Batistério da Catedralde de São Bavo em Ghent, transformado em cofre forte, depois de roubos repetidos.

L’Adoration de l'Agneau mystique ou Autel de Gand (en néerlandais : Het Lam Gods, littéralement L'Agneau de Dieu), achevé en 1432, est un polyptyque peint sur bois, un chef-d'œuvre de la peinture des primitifs flamands, inscrit sur la liste du patrimoine culturel mondial.

Depuis 1986, il est présenté dans l'ancien baptistère de la Cathédrale Saint Bavon de Gand, transformé en chambre forte, suite à des vols répétés.



Chegando o mais perto do estado original 

Os visitantes do Museu de Belas Artes (MSK) de Ghent também ficam fascinados pelo trabalho diário da equipe liderada por Livia Depuydt-Elbaum, responsável pela conservação de pinturas do Instituto real do patrimônio artístico (IRPA ). Crianças, turistas, idosos, grupos de pessoas se reunem diariamente em frente do vidro grosso que separa da sala da operação, onde especialistas trabalham iluminados por uma clarabóia. Os responsáveis ​​pela operação quiseram que ela se desenrolasse aos olhos do público, e não podiam priva-los desta obra-prima nacional.

Se rapprocher au plus près de l'etar originel

Les visiteurs du Musée des beaux-arts (MSK) de Gand sont, eux aussi, fascinés par le travail quotidien de l'équipe dirigée par Livia Depuydt-Elbaum, responsable de la conservation des peintures de l'Institut royal du patrimoine artistique (IRPA). Enfants, touristes, groupes de personnes âgées se massent quotidiennement devant l'épaisse vitre qui les sépare de la salle éclairée par une verrière où opèrent les spécialistes. Les responsables de l'opération ont voulu qu'elle se déroule sous les yeux du public, qu'on ne pouvait priver de ce chef-d'œuvre national.




Evitando polêmicas 

Como em 1950, durante uma restauração necessária em virtude da condição da pintura e das muitas vicissitudes que ela tinha conhecido, uma comissão internacional de vinte especialistas supervisiona o trabalho. Especialistas que se dedicam em evocar aspectos estéticos, mas também práticos e tentam responder a todas as perguntas de um trabalho de tamanha importância. Evitando controvérsias que surgem como aquelas experimentadas na "limpezas" célebres, incluindo a da Ronda noturna, Rembrandt em 1946.

Éviter les controverses

Comme en 1950, lors d'une restauration rendue nécessaire par l'état du tableau et les nombreuses vicissitudes qu'il avait connues, une commission internationale de vingt experts supervise les travaux. Les spécialistes mobilisés évoquent les aspects esthétiques mais aussi pratiques et tentent de répondre à toutes les questions posées par un travail d'une telle importance. En évitant que naissent des controverses comme celles qu'ont engendrées des « nettoyages » célèbres, dont celui de La Ronde de nuit, de Rembrandt, en 1946.



Encomendada por Joost Vijdt rico diretor da igreja Saint-Jean (hoje Catedral de Saint Bavo de Ghent) para a capela privada de sua esposa, o políptico é iniciado por Hubert van Eyck e completado por Jan van Eyck depois morte de seu irmão em 1426. Ele foi colocado em 6 de maio de 1432 sobre o altar da capela do seu patrocínador, na igreja de Saint-Jean. Depois disso, ele é movido, por razões de segurança, para a capela-mor da catedral. 

O retábulo representa uma "nova concepção de arte", na qual a idealização da tradição medieval dá lugar a uma observação rigorosa da natureza.

Commandé par Joost Vijdt, riche marguillier de l’église Saint-Jean (devenue depuis la cathédrale Saint-Bavon de Gand), pour la chapelle privée de sa femme1, le polyptyque est commencé par Hubert van Eyck et terminé par Jan van Eyck après la mort de son frère en 1426. Il est placé le 6 mai 1432 sur l’autel de la chapelle du commanditaire, dans l’église Saint-Jean. Par la suite, il est déplacé, pour des raisons de sécurité, dans la chapelle principale de la cathédrale.

Le retable représente une « nouvelle conception de l'art », dans laquelle l'idéalisation de la tradition médiévale cède la place à une observation rigoureuse de la nature.




O retábulo é constituído por um total de 24 painéis emoldurados, que fornecem ao espectador duas cenas diferentes, de acordo com a sua posição aberta ou fechada, obtidas dobrando para dentro os painéis situado nas suas extremidades. 

Le retable est composé d'un total de 24 panneaux encadrés, qui offrent au spectateur deux scènes différentes, selon sa position ouverte ou fermée, obtenue en repliant vers l'intérieur les panneaux situés à ses extrémités. 






Na parte superior dentro do interior do retábulo estão representados o Cristo Rei sentado entre a Virgem Maria e São João Batista. 

Le registre (ligne) supérieur de l'intérieur du retable représente le Christ-Roi assis entre la Vierge Marie et saint Jean-Baptiste. 


Adão e Eva
Anjos cantores (esquerda) 
Anjos do músico (à direita)

À direita e à esquerda dos três personagens, anjos cantando e tocando música, e nos painéis exteriores, Adão e Eva. 

À droite et à gauche de ces trois personnages, des anges chantant et jouant de la musique et, sur les panneaux extérieurs, Adam et Ève. 


A Adoração do Cordeiro de Deus.


O registo inferior do painel central representa a Adoração do Cordeiro de Deus, por vários grupos de pessoas absorvidas em adoração e oração, e iluminado por uma pomba representando o Espírito Santo. 

Le registre inférieur du panneau central représente l'adoration de l'Agneau de Dieu, par plusieurs groupes de personnes absorbées dans le culte et la prière, et éclairés par une colombe représentant le Saint-Esprit.


Vista do retábulo fechado.





Joos Vijdt

Lysbette Borluut



Durante a semana, os painéis foram dobradas, mostrando a Anunciação de Maria e retratos de doadores, Joost Vijdt e sua esposa Lysbette Borluut.

Les jours de semaine, les panneaux étaient repliés, montrant l'Annonciation de Marie et le portrait des donateurs, Joost Vijdt et de sa femme Lysbette Borluut.




Segundo o jornal belga Le Bien Public, de 16 de abril de 1934, mais de 1500 curiosos se precipitaram dentro da Catedral de Saint-Bavon para constatar o roubo dos Juízes Íntegros, um dos painéis do retábulo.


Em 1934, dois painéis do retábulo foram roubados por Arsène Goedertier (nl) , sacristão da igreja.

En 1934, deux panneaux du retable furent volés par Arsène Goedertier (nl), sacristain de l'église. 




Um deles, São João Batista foi devolvido pelo ladrão , mas ele morreu antes de dizer onde estava o segundo : "Os juízes íntegros" . Ele nunca mais foi encontrado, mas éfoi substituído por uma cópia exata , feita por Jef Vanderveken após da cópia de 1559 por Michiel Coxcie . Este é o primeiro painel , à esquerda inferior , quando o poliptico é aberto.

L'un d'entre eux, saint Jean Baptiste fut restitué par le voleur, mais il mourut avant de dire où se trouvait le second, « Les Juges intègres ». Il n'a jamais été retrouvé, mais est remplacé par une fidèle copie, réalisée par Jef Vanderveken d'après une copie de 1559 par Michiel Coxcie. C'est le premier panneau, en bas à gauche, lorsque le polyptyque est en position ouverte.


August Eigruber


Para August Eigruber, comandante da SS de Oberdonnau (Alta Áustria) e nazista fanático, era fora de questão deixar milhares de obras primas de arte ocidental cairem em mãos inimigas. Com a aproximação dos aliados, ele decide então, sem nenhum escrúpulo, explodir o depósito de  Altaussee (Áustria)... Depois da guerra, o Tribunal militar internacional de Dachau o condenará à morte.

Os alemães sentiram amargamente a perda de painéis e , quando um novo conflito se aproxima com a Alemanha em 1940,  decisão tomada na Bélgica de enviar o retábulo ao Vaticano a fim de ser  mantido num lugar seguro. O poliptico estava, no caminho para o Vaticano , ainda na França , quando a Itália declarou guerra e se une com as forças do Eixo , ao lado da Alemanha. O retábulo é transferido para Pau onde ficou durante a guerra. Os representantes militares franceses belgas e alemães tendo assinado um acordo que exigia o consentimento de todas as três partes antes que a obra pudesse ser movida .

Les Allemands ressentaient amèrement la perte des panneaux et, lorsqu'un nouveau conflit se profile avec l'Allemagne en 1940, décision est prise en Belgique d'envoyer le retable au Vatican afin qu'il y soit conservé en lieu sûr1. L’œuvre, en route pour le Vatican, était en France lorsque l'Italie déclare la guerre et se range avec les forces de l'Axe aux côtés de l'Allemagne. Le retable est transféré à Pau pour la durée de la guerre, les représentants militaires français, belges et allemands ayant signé un accord nécessitant le consentement des trois parties avant que le chef-d’œuvre ne puisse être déplacé.



Nessa foto o oficial alemão Kern e o conservador chefe Sieber auscultam o painel de Adão.

O retábulo monumental dos irmãos Van Eyck viveu um verdadeiro calvário durante 5 séculos que culminou com a apreensão pelos nazistas durante a segunda guerra mundial

mina de sal em Altaussee (Áustria)

Milhares de obras de arte, entre as quais o Cordeiro Místico, serão encontradas em 1945 em uma das galerias de uma mina de sal em Altaussee (Áustria), onde elas ficaram estocadas pelos nazistas.

Em 1942 , Adolf Hitler ordenou que o retábulo fosse apreendido e levado para a Alemanha para ser armazenado em um castelo na Bavária. Depois de lançados ataques aéreos pelos Aliados manter o retábulo num castelo tornou-se muito perigoso , e é movido então para uma mina de sal. Autoridades belgas e francesas protestam contra a apreensão do retábulo, e o responsável  do regimento encarregado da  proteção de obras de arte na Wehrmacht é dispensado , após ter decidido contra este apreensão .

 En 1942, Adolf Hitler ordonne que le retable soit saisi et amené en Allemagne pour être stocké dans un château en Bavière. Après le lancement de raids aériens par les Alliés, conserver le retable dans un château était devenu trop dangereux, et il est déplacé dans une mine de sel. Les autorités belges et françaises protestent contre la saisie du retable, et le responsable du régiment chargé de la protection des œuvres d'art au sein de la Wehrmacht est renvoyé, après s'être prononcé contre cette saisie.


painéis Adão e Eva de Van Eyck


Os painéis Adão e Eva de Van Eyck (1432) são retirados do retábulo em 1781 após terem chocado o imperador da Áustria. Eles são trocados por cópias do mesmo tamanho assinadas por Victor Lagye, mas com peles de urso censurando os nus. Estas cópias estão em Saint Bavon, na saida da capela do Cordeiro Místico.

Após um incêndio em 1822, os restauradores praticamente repintam o Cordeiro, sem o talento de Van Eyck. Se olharmos atentamente a cabeça do animal , que mais parece com um carneiro que com um cordeiro, pode-se ver um par de orelhas acrescentado pelos restauradores ... e acima , as orelhas originais que aparecem ligeiramente. A Adoração do carneiro com 3 orelhas.

O retábulo é encontrado pelos americanos no final da guerra e volta para a Bélgica, durante  uma cerimônia presidida pelo Rei da Bélgica no Palácio Real de Bruxelas, durante a qual os dezessete painéis são apresentados à imprensa. Nenhum funcionário francsses é convidado para a cerimônia, os funcionários do regime de Vichy aceitam a transferência do retábulo da Alemanha. 


Le retable est retrouvé par les Américains à la fin de la guerre et restitué à la Belgique au cours d'une cérémonie présidée par le Roi des Belges au Palais royal de Bruxelles, lors de laquelle dix-sept panneaux sont présentés à la presse2. Aucun officiel français n'est invité à la cérémonie, des fonctionnaires du régime de Vichy ayant accepté le transfert du retable vers l'Allemagne.





O historiador de arte Noah Charney descreve o retábulo como "a obra de arte mais frequentemente roubada em toda a história", tendo o mesmo sido objeto de treze roubos em seis séculos, contando os seis separados . Ele também argumenta que é a pintura mais influente jamais realisada.

L'historien de l'art Noah Charney décrit le retable comme étant « l'œuvre d'art la plus fréquemment volée dans l'histoire10 », ce dernier ayant été l'objet de treize vols en six siècles, en comptant six vols séparés. Il fait également valoir qu'il s'agit de la peinture la plus influente jamais réalisée.

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