segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras

As 71 pinturas italianas aqui expostas, todas do acervo do MAC USP, constituem uma das mais importantes coleções de pintura moderna italiana da primeira metade do século XX fora da Itália – e até o estado atual da pesquisa, o único conjunto representativo em continente americano.


Natureza-morta com Leque
Ardengo Soffici 1915
tempera sobre recorte de papel sobre papelão
41,5 x 36,0 cm

Elas nos revelaram outra faceta do modernismo europeu, cuja experiência até então (e na leitura dos grandes manuais de história da arte) era muito focada no período vanguardista e no contexto da Escola de Paris, e têm sido objeto de pesquisa sobre a história da formação das chamadas Coleção Francisco Matarazzo Sobrinho e Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado, sua relação com o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), e sua transferência para a Universidade de São Paulo, em 1963.


Natureza-morta com Lâmpada
Renato Guttuso 1940
Óleo sobre madeira
60,7 x 48,5 cm

A pesquisa pretende desconstruir a leitura das coleções Matarazzo como coleções de gosto pessoal, escolhidas sem nenhum critério, e portanto sem uma relação legítima com a noção de arte moderna construída pelo debate crítico dos modernistas brasileiros.



Estalagem
Ottone Rosai 1932
Óleo sobre tela
70,3 x 55,6 cm

Adquiridas num intervalo de dez meses entre 1946 e 1947, essas pinturas formaram parte significativa do núcleo inicial do antigo MAM, e são testemunho da intensa troca entre o ambiente artístico modernista brasileiro e o italiano do entreguerras, bem como relações entre personagens tão importantes, naquele contexto, como o artista brasileiro Paulo Rossi Osir e a crítica de arte italiana Margherita Sarfatti. 



Natureza-morta com Pomba
Gino Severini
c. 1938
Óleo sobre cartão
29,4 x 40,5 cm

A pesquisa levou também à descoberta do engajamento de nomes, como o do galerista veneziano Carlo Cardazzo e de Pietro Maria Bardi nessas aquisições.


Composição
Mario Sironi
1931
Óleo sobre papel sobre tela
90,2 x 62,7 cm

Eles aparecem ligados à promoção da arte de seu País e da afirmação de sua identidade cultural, sua italianità , no contexto de uma política cultural de difusão da arte moderna italiana através da instauração de um sistema das artes lá e aqui. 



Paisagem de Val Seriana
Arturo Tosi
s.d.
Óleo sobre tela
49,4 x 59,6 cm

Assim, a mostra apresenta ainda dez pinturas de artistas brasileiros de nosso acervo, que dialogam com elas e são vestígio dessas relações. Junto a esse núcleo de obras brasileiras, selecionamos alguns volumes importantes da biblioteca de Paulo Rossi Osir, adquirida pelo MAC USP em 1963, sobre arte moderna italiana.



Nu Inacabado
Felice Casorati
1943
Óleo sobre tela
84,8 x 55,2 cm

Em outra seção da mostra, apresentamos as primeiras análises que fizemos de dez pinturas da coleção italiana, com a colaboração do grupo coordenado pela Profa. Dra. Márcia Rizzutto do Departamento de Física Nuclear Aplicada do Instituto de Física da USP, usando técnicas não-destrutivas de análise física das superfícies das pinturas, que revelaram dados importantes para a documentação e histórico de conservação das obras. 



Mulheres
Massimo Campigli
1929
Óleo sobre tela
80,9 x 64,6 cm

O que nos levou a buscar essa colaboração foi o fato de cinco pinturas da coleção estudada possuírem composições inteiras no verso, que também mostraram ser um fenômeno excepcional das práticas artísticas do período.



Autorretrato
Amedeo Modigliani
1919
Óleo sobre tela
100 x 64,5 cm




A Madalena
Piero Marussig
1929
Óleo sobre tela
89,3 x 72,2 cm



Retrato de Adriana
Afro Basaldella
1946
Óleo sobre tela
63,7 x 50,6 cm

Em relação ao objetivo inicial da pesquisa, que era o da reavaliação crítica da catalogação desse conjunto de obras, trabalhamos em duas direções.



Paisagem
Umberto Lilloni
1935
Óleo sobre tela
75 x 90,1 cm

De um lado, o catálogo da exposição procurou consolidar os dados que se encontravam entre as fichas catalográficas do antigo MAM e demais documentos de catalogação desse museu, e aqueles da ficha catalográfica em papel do MAC USP. 



Mulheres à  Beira do Riacho
Piero Marussig
1915
Óleo sobre tela
45,8 x 40,5 cm

De outro, estamos certos de que a ferramenta mais adequada para publicação do acervo do MAC USP em sua totalidade deve ser virtual: um catálogo online na página web do Museu.


Natureza-morta
Giorgio Morandi
1946
Óleo sobre tela
28,2 x 38,8 cm

É por isso que buscamos a parceria do Prof. Dr. Flávio Soares Corrêa da Silva e de sua doutoranda Cláudia J. Abrão de Araújo, do Departamento de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, que elaboraram um projeto piloto de ambiente virtual para a exposição dessas obras.



Natureza-morta com Pomba
Gino Severini
c. 1938
Óleo sobre cartão
29,4 x 40,5 cm

Nele, pretendemos oferecer ao visitante outros instrumentos de leitura dessa coleção, que não seriam facilmente demonstráveis nas galerias do Museu.



Rua em Veneza
Filippo de Pisis
1946
Óleo sobre tela
65,3 x 50,6 cm

A mostra pretende marcar o estado atual da pesquisa em torno dessas obras, que ainda estão abertas à investigação pontual – considerando-se que muitas delas são inéditas ou publicadas como sendo de localização desconhecida.



Nausicaa
Bruno Saetti
1932
Óleo sobre tela
79,7 x 60,5 cm

Nesse sentido, a exposição dá conta de apresentar as primeiras pesquisas acerca de algumas obras – como no caso das pinturas de Gino Severini, objeto de dissertação de mestrado da bolsista Renata Dias Ferraretto Rocco, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, do qual o MAC USP faz parte. 



Natureza-morta
Pio Semeghini
1941
Óleo sobre madeira
52,6 x 66,7 cm

Também contamos com a colaboração com uma pequena equipe de bolsistas e estagiários, que ao longo do trabalho de sistematização da documentação das obras, colaboraram com verbetes sobre algumas delas na exposição.




Com esses elementos, pretendemos propor uma nova leitura desse conjunto de obras e discutir sua pertinência no acervo do MAC USP, como vestígio de um momento de nossa história da arte moderna, que teve papel importante mesmo na década seguinte e na construção de nossas experiências de abstração.



Mulher e Arlequim
Gino Severini
1946
Óleo sobre tela
61 x 50,2 cm

© 2013 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo



Ponte de Zoagli
Arturo Tosi
1937
Óleo sobre tela
70 x 90 cm



O Cardeal
Gianfilippo Usellini
1947
Óleo sobre madeira
90 x 51,6 cm



Os Noivos
Massimo Campigli
1924
tempera sobre tela
59 x 80 cm



Banhistas no Trampolim
Giuseppe Capogrossi
1931
Óleo sobre tela
119 x 80 cm



Natureza-morta com Barril
Giuseppe Capogrossi
1947
Óleo sobre tela
46,5 x 61 cm



Banho de Marinheiros
Carlo Carrà
1935
Óleo sobre tela
80,3 x 112,5 cm



Gladiadores
Giorgio de Chirico
c. 1935
Óleo sobre tela
74,7 x 59,8 cm



Cavalos à Beira-mar
Giorgio de Chirico
1932/33
Óleo sobre tela
54,7 x 45,6 cm



A Adivinha
Achille Funi
1924
Óleo sobre madeira
45,7 x 45,8 cm



Marinha
Virgilio Guidi
s.d.
Óleo sobre madeira
44,5 x 60,6 cm



Três Mulheres
Massimo Campigli
1940
Óleo sobre tela
46,3 x 36,5 cm



Mulher
Massimo Campigli
1946
Óleo sobre tela
78 x 48,5 cm



Natureza-morta com Peixe
Filippo de Pisis
s.d.
Óleo sobre madeira
46,3 x 61,5 cm

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