quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Grande Príncipe Ferdinando de Médici (1663-1713) colecionador e mecenas


Galeria Uffizi
26 junho - 3 novembro de 2013)


Antonio Franchi
(Villa Basilica 1634 - Firenze 1709)
Ritratto del Gran Principe Ferdinando de’ Medici 1677 Olio su tela
Firenze, collezione privata

2013  marca o terceiro aniversário da morte do duque Ferdinando de 'Medici, o herdeiro do trono
Toscana, filho do grão-duque Cosimo III e Marguerite Louise d'Orléans


Giovan Battista Foggini
(Firenze 1652-1725)
Ritratto del Gran Principe Ferdinando de’ Medici 1679-1681 circa Marmo scolpito
New York, The Metropolitan Museum of Art, Purchase, The Annenberg Foundation Gift


Uma figura proeminente no final do século XVII, Ferdinando distinguiu-se pelo seu amor à cultura no sentido mais amplo do termo: seus interesses  colecionistas e mecenatos se desenvolveram em paralelo, e rapidamente, alem de teatro, música, ciência, fazendo com que o jovem delfim fosse o próprio visionário na Florença daquele tempo .



Anton Domenico Gabbiani (Firenze 1652- 1726)
Ritratto di musici del Gran Principe Ferdinando de’ Medici con servo moro 1687 Olio su tela
Firenze, Galleria dell’Accademia, Dipartimento degli strumenti musicali
(in deposito dalla Galleria Palatina di Palazzo Pitti)

A exposição que Galeria Uffizi dedica a ele - "é uma imersão na arte, no gosto, na curiosidade e no capricho de toda uma época "(Cristina Acidini) - quer prestar homenagem a esta personalidade extraordinária, eclética e articulada, apresentando as principais características em relação ao colecionismo artistico, mas também à paixão pelo espetáculo.



Evaristo Baschenis (Bergamo 1617-1677)
Natura morta di strumenti musicali 1650 circa Olio su tela
Lugano, Butterfly Institute Fine Art

Nos quartos do piso principal da galeria, antes ocupados pelo Estado e, hoje, progressivamente, entregue para o novo, grande museu nascente, em tantos quartos temáticos serão apresentados trabalhos e documentos  significativos da história e da vida do Delfim Toscano, que premorendo a seu pai, apenas 31 de outubro de 1713, não têm direito pleno do Estado, permitindo-lhes desenvolver as paixões que a acompanharam em tempo curto vida.



Pandolfo Reschi (Danzica 1640 - Firenze 1696) Paese con figure
1690-1695 circa Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi

As primeiras seções, uma das quais iconográfica, dedicada à imagem do príncipe, ilustram os interesses
juventude pela música e teatro e locais de tais interesses, como especialmente a villa de Pratolino, um cenário ideal para seu lazer e entretenimento do príncipe.



Anton Domenico Gabbiani (Firenze 1652-1726)
Studio per la figura di Apollo 1688
Matita nera, tracce di carboncino su carta cerulea
Firenze, Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi

Próximo a ele podem ser vistos, portanto, seus músicos, seus libretistas, homens que cuidaram de sua educação, que foram altamente selecionados, a cargo dos melhores mentes d Florança tardia do século XVII. A seção será dedicada ao casamento do príncipe com Violante Beatrice da Baviera, as cerimônias florentinas do tempo, aos trabalhos de adaptação do palácio Pitti, que passou por uma restauração maciça documentada na exposição de desenhos e outras memórias.



Giovan Battista Foggini (Firenze 1652-1725)
Mercurio e Argo 1695- 1700 circa Bronzo patinato
Firenze, Museo Nazionale del Bargello

Outro aspecto que a exposição do Uffizi pretende destacar é aquela do colecionismo de obras antigas pelo príncipe Ferdinando não se limitou, de fato, a colecionarobras de artistas contemporâneos, mas, na melhor tradição dos Medici, tornou-se interessado constantemente pela pintura do século XVII, italiano e não, fazendo chegar em Florença uma enorme quantidade de pinturas, muitos das quais são obras-primas que hoje fazem a riqueza de nossos museus, como a Galeria Uffizi e o Museu da Natureza Morta de Poggio a Caiano.



Massimiliano Soldani Benzi
(Montevarchi 1656 - Galatrona 1740)
Allegorie delle Stagioni: L’Inverno (Venere e Marte nella fucina di Vulcano)
ante 1708 Terracotta 
Firenze, Palazzo Pitti, Museo degli Argenti

Neste setor, o empreendimento rcolecionista do príncipe chegou a níveis nunca  vistos na família: Ferdinando, a fim de garantir as grandes obras-primas sacras ainda preservadas nas igrejas de Florença, mas também em outras partes da Itália, prosseguiu com uma campanha frenética '-de compras "de telas de prestígio, financiando a restauração integral das estruturas que continham o original, comprando e pagando algumas principais obras-primas da arte ocidental.



Massimiliano Soldani Benzi (Montevarchi 1656 - Galatrona 1740)
Allegorie delle Stagioni: L’Estate (Trionfo di Cerere) Ante 1708 Terracotta 
Firenze, Palazzo Pitti, Museo degli Argenti

Graças a Ferdinando, de fato, que vemos hoje nos museus em Florença, no Uffizi ou no Pitti, obras como a "Madonna do pescoço comprido" por Parmigianino, a "Madonna da Harpias" por Andrea del Sarto, a "Pala Farnese' de Annibale Carracci, a " a Visão de Margarida de Cortona" - estas duas na exposição pela generosidade do empréstimo da Galeria Palatina do Pitti -, mas também outras, como o "Retábulo Dei 'por Raphael, o" Martírio de Santa Catarina' de Riminaldi, a "Descida de Cristo da cruz" de Cigoli e muitos outros.


Anton Domenico Gabbiani (Firenze 1652-1726)
Deposizione di Cristo 1690 Olio su tela 
Empoli, chiesa di Santo Stefano degli Agostiniani

"Como se pode inferir a partir desta antologia concisa, as pinturas escolhidas para si do Grande Principe ainda são até hoje obras primas que estão entre as maiores do nosso século XVI. Sinal de uma disposição cultural que permitiu a seleção, com o conhecimento e discernimento, a criação de quase dois séculos antes que, em seguida, a história finalmente consagrada "(Antonio Natali).



Sebastiano Ricci (Belluno 1659 - Venezia 1734)
La Crocifissione, i dolenti e i santi Carlo Borromeo e Francesco d’Assisi 1704 Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi

Juntamente com estas muitas vezes monumentais, objeto de imprudentes "restauros" , Ferdinando também desenvolveu outras linhas de colecões​​. Por exemplo, na vila de Poggio a Caiano deu vida, no final do século XVII, a um "gabinete de trabalhos pequenos", no qual colecionou  pinturas de tamanho reduzido (não devendo exceder uma certa medida) preenchendo as paredes do chão ao teto , exemplificando assim, em um ambiente altamente original, escolas, mestres e várias técnicas de pintura : na mostra, o 'gabinete' de Poggio está reconstruído e duas paredes deste realojam as pinturas no arranjo encomendado pelo príncipe.




Franz Werner Tamm, detto Monsù Daprait (Amburgo 1658 - Vienna 1724)
Caraffa di vetro con fiori 1695 Olio su tela
Poggio a Caiano, Villa Medicea, Museo della Natura Morta


No final do século XVII, no entanto, as preferências artísticas de Ferdinando variam consideravelmente e são direcionadas para as grandes escolas que não são da Toscana são os anos da descoberta dos mestres, como Sebastiano Ricci e seu sobrinho Marco, Giuseppe Maria Crespi, Alessandro Magnasco, Anton Francesco Peruzzini, piccolo Cassana, Rose Tivoli, Francesco Tervisani, muitos dos quais presentes em Florença, a convite do Príncipe, atento às inovações no domínio visual, apesar do declínio  físico e mental marcando os últimos anos de vida, caracterizado pelo envelhecimento prematuro e inexorável.



Bartolomeo Bimbi (Settignano 1648 - Firenze 1730)
Armi turche 1695-1700 circa Olio su tela 
Firenze, Galleria degli Uffizi

A exposição termina com uma seção dedicada a estes últimos anos, e localizada nos desenhos preparatórios para  Foggini por um não realizado monumento comemorativo e medalhas Antonio Selvi, junto com retratos de outras evidências, corolário de uma biografia 'para o objeto' que esperamos aprender mais sobre esta excelente personalidade, nodal no enriquecimento do património artístico de Florença.




Cristoforo Munari (Reggio Emilia 1667 - Pisa 1720)
Natura morta con frutta, porcellane,cristalli, libri 1709 Olio su tela,
Firenze, Galleria degli Uffizi



Domenico Remps (attribuito) (1620 circa - 1699 circa)
Scarabattolo 1689-1690 Olio su tela
Firenze, Museo dell’Opificio delle Pietre Dure



Niccolò Cassana (Venezia 1659 - Londra 1714)
Autoritratto 1694? Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi



Niccolò Cassana (Venezia 1659 - Londra 1714)
Giuliano Baldassarini, detto Zigolino, in veste di cacciatore 1694
Olio su tela Firenze, Galleria degli Uffizi



Marco Ricci (Belluno 1676 - Venezia 1730)
Tempesta di mare 1706 circa Olio su tela
Firenze, Palazzo Pitti, Galleria Palatina



Giovacchino Fortini (Settignano 1670 - Firenze 1736)
Ritratto del Gran Principe Ferdinando de’ Medici
Inizi del XVIII secolo Marmo bianco
Liverpool, National Museum, Lady Lever Art Gallery




Giuseppe Maria Crespi (Bologna 1665- 1747)

Autoritratto con la famiglia 1708 Olio su rame
Firenze, Galleria degli Uffizi



Giuseppe Maria Crespi (Bologna 1665-1749)
La fiera di Poggio a Caiano (o La burla dello Scema) 1709
Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi



Antonio Francesco Peruzzini (Ancona 1643 o 1646 - Milano 1724)
Tempesta sul mare 1682-1687 circa Olio su tela
Firenze, Palazzo Pitti, Galleria Palatina



Alessandro Magnasco (Genova 1667-1749)
Anton Francesco Peruzzini (Ancona 1643 o 1646 - Milano 1724)
Paesaggio con eremita contemplante un teschio 1703 circa Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi



Alessandro Magnasco (Genova 1667-1749)
La scuola di birbi ante 1708 Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi



Alessandro Magnasco (Genova 1667-1749) 
Riunione di quaccheri 1704 circa Olio su tela
Firenze, Galleria degli Uffizi



Nenhum comentário:

Postar um comentário