quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aristide Maillol


Aristide Maillol, Dina, 1937, Terracotta, 16,5 x 17,5 x 16,5 cm, Collection Musée-Maillol, Paris.

Kunsthal Rotterdam
15 de setembro de 2012, 10 de fevereiro de 2013



Aristide Maillol, 1902 La Nuit (The Night), 1902, Bronze, 17,5 x 11 x 14 cm, Collection Musée-Maillol, Paris.

Neste Outono, a Kunsthal de Rotterdam  vai apresentar uma visão deliciosa da obra do escultor francês Maillol (1861-1944). Depois de uma ausência de cem anos e com 20 esculturas monumentais, Maillol está voltando para Rotterdam.

This autumn, the Kunsthal Rotterdam will be presenting a delightful overview of work by the French sculptor Maillol (1861-1944). After an absence of one hundred years and with twenty monumental sculptures, Maillol is coming back to Rotterdam. 



Aristide Maillol, Le Dos de Thérese (Thérese's Back), 1929, Charcoal on paper, 73 x 55 cm, Collection Musée-Maillol, Paris.

A primeira exposição Maillol de fora de seu país natal foi organizada pelo Círculo de Arte de Rotterdam em 1913. Além de esculturas, a retrospectiva inclui 10 desenhos nunca antes expostos, e várias pinturas e estudos do início e do fim da carreira.

Maillol's first exhibition outside his native country was organised by the Rotterdam Art Circle in 1913. In addition to sculptures, the retrospective will include ten outstanding and never-before-exhibited drawings, and several early and late paintings and studies. 


Aristide Maillol, Léda, 1900, White clay, 27,5 x 12,8 x 12,5 cm, Galery Dina Vierny.

Fotografias, trechos de diários, textos e filmes irão completar este retrato do artista. Ao contrário do seu contemporâneo,  Rodin, que se concentrou na criação de nus masculinos, Maillol é conhecido principalmente por suas monumentais figuras femininas. Ele examinou muitas posições diferentes, materiais e formas, inspirando-se início escultores clássicos, mas combinando isso com uma visão moderna sobre o ritmo, forma e estilo.

Photographs, diary excerpts, texts and films will complete this portrait of the artist. Contrary to his contemporary, Rodin, who concentrated on creating male nudes, Maillol is known primarily for his monumental female figures. He examined many different positions, materials and forms, taking inspiration from early classical sculptors but combining this with a modern take on shape, rhythm and style. 




Aristide Maillol, Les Deux jeunes filles, 1891, Oil on canvas, 59 x105 cm, Collection Musée-Maillol, Paris.

Ele não estava necessariamente procurando uma representação perfeita natural do corpo feminino, mas sim o poder supremo da expressão por meio da escultura. A exposição enfatiza a modernidade Maillol, em seu tempo e como ele, como um escultor clássico, foi arrastado para o século 21 por meio de sua busca pelo imaginário moderno.

He was not necessarily searching for a perfect, natural representation of the female body, but rather for the ultimate power of expression through sculpture. The exhibition emphasises Maillol's modernity in his time and how he, as a classical sculptor, has been drawn into the 21st century by way of his quest for modern imagery. 


Aristide Maillol, La Montagne (The Mountain), 1937, Bronze, 193 x 212 x103 cm, Private collection.

Esta visão geral do trabalho de Aristide Maillol segue uma tradição da Kunsthal que começou em 2003 de exibir escultores raramente vistos na Holanda, como Duane Hanson, Isamu Noguchi, Henry Moore e Alberto Giacometti.

This overview of Aristide Maillol's work continues a Kunsthal tradition that began in 2003 of exhibiting sculptors rarely seen in the Netherlands such as Duane Hanson, Isamu Noguchi, Henry Moore and Alberto Giacometti.


Kunsthal Rotterdam
Museumpark
Westzeedijk 341
+ 31 010 440 0300
Roterdão
Aristide Maillol
15 de setembro de 2012, 10 de fevereiro de 2013


Um comentário: