sábado, 17 de dezembro de 2011

Revelando a presença Africana na Europa renascentista


2. Jacopo da Pontormo. Portrait of Maria Salviati de Medici and Giulia de Medici, ca. 1539, oil on panel, 34 5/8 x 28 1/16 in. (88 x 71 cm). The Walters Art Museum, Baltimore.


14 de outubro de 2012 a 21 de janeiro, 2013
The Walters Art Museum
Baltimore





1. Annibale Carracci (attributed). Portrait of a Black Servant (Fragment of larger portrait), ca. 1580s, oil on canvas, 24 x 12 in. (60.96 x 30.48cm). Leeds, private collection.


Revelando a presença Africana na Europa renascentista, uma exposição sem precedentes, explora o mundo da arte renascentista na Europa trazendo a vida a presença Africano escondida em seu meio.




3. German or Flemish. Portrait of a Wealthy Black Man, ca. 1540, oil on panel, diameter 11.7 in. (29.7 cm). Private Collection, Antwerp.



Durante a primeira metade dos anos de 1500, a África tornou-se um foco de atenção da Europa, uma vez que não tinha mais sido desde a época do Império Romano.





4. Adriean Collaert after M. de Vos. Allegory of Africa, ca. 1588. engraving, 8 3/8 x 10 ' in. (21.3 x 26 cm). Metropolitan Museum of Art, New York.



A sêde européia para novos mercados já em meados de1400 lecou os Portugueses (e, posteriormente, os Ingleses e Holandeses) a explorar as novas rotas de comércio ao longo da costa oeste da África e, na virada do novo século, no Oceano Índico .






5. William Stetter. Adoration of the Three Kings, 1526, oil on panel, 34 3/8 x 21 ' in. (87.3 x 54 cm). The Walters Art Museum, Baltimore.





Ao mesmo tempo, a expansão do Império Otomano no norte da África levou os turcos a conflitos militares e políticos com os interesses europeus.





6. South German. St. Maurice and the Theban Legion, ca. 1515-20, oil on panel, 26 8/10 in. x 27 6/10 in. (68 x 70 cm). Private Collection, Greenwich, Connecticut



Estes elementos, juntamente com a importação de africanos capturados como escravos, principalmente da África Ocidental, cada vez mais suplantando o comércio de escravos de origem eslava, resultou em uma crescente presença Africana na Europa.





. Cavaliere d'Arpino. Judith with the Head of Holofernes,1603-6, oil on canvas, 18 7/8 x 24 1/8 in. (47.94 x 61.28 cm). Berkeley Art Museum, University of California, Berkeley.


A primeira metade da exposição de aproximadamente 75 obras explora as circunstâncias históricas, bem como as convenções do exotismo que constituíram o prisma da "África" ​​através do qual os indivíduos eram inevitavelmente percebidos.




8. Portuguese. Chaferiz d'el-Rei in the Alfama District, Lisbon, ca. 1560-80, oil on panel, 36 5/8 x 64 3/16 in. (93 x 163 cm). Private Collection, Lisbon


Na segunda metade , a atenção se desloca para os indivíduos, focalizando em retratos. Estas imagens, muitas vezes muito sensíveis sublinhado o papel da arte em trazer pessoas do passado para a vida.




9. Orazio Mochi, (attributed). Black Court Jester, 1600-1610, bronze, 6 9/10 in. (17.62 cm).The Walters Art Museum, Baltimore


Enquanto alguns africanos desempenharam papéis públicos de respeito, os nomes da maioria dos escravos e homens e mulheres livres foram perdidos. Reconhecer os traços de sua existência é uma maneira de restaurar a sua identidade.




10. Barthelemy Prieur (or circle). Black Woman at her Bath, ca. 1590, bronze, H: 12in. (30.5 cm). National Gallery of Art, Washington D.C., promised gift.






11. Cristovao de Morais. Portrait of Juana of Austria with her Black Slave Girl,1555, oil on canvas, 39 x 31 7/8 in. (99 x 81 cm). Musées Royaux des Beaux Arts de Belgique, Brussels.





12. Paolo Veronese. Study of a Black Boy Eating, ca. 1570s, black and white chalk on paper, 6 x 7 in. (15.5 x 20 cm). Mia Weiner, Norfolk, Connecticut





13. Bronzino (workshop replica). Portrait of Duke Alessandro de Medici, ca 1553, oil on tin, 5 7/8 x 4 in. (15 x 12 cm). Uffizi, Florence.





14. Joannes and Lucas van Doetecum after Pieter Bruegel the Elder. Two Flemish Peasants (Africans), ca.1564-5, etching, ca. 5 x 7 3/8 in. (13/3 x 18.7 cm). Rijksmuseum, Amsterdam.





15. Italian. Portrait of Don Antonio Manuele de Funta, Ambassador of the King of the Kongo to the Pope,1608, etching and engraving, 10.8 x 7.8 in. (27.5 x 19.7 cm). Baltimore Art Museum, Baltimore.





16. Italian after Cristoforo d'Altissimo. Emperor Dawit II of Ethiopia, ca. 1590, oil on paper attached to panel, 5 1/8 x 3 15/16 in. (13 x 10 cm). Kunsthistoriches Museum, Vienna.






17. Andres Sanchez Gallque. Portrait of Don Francisco de la Robe and His Sons Pedro and Domingo, 1599, oil on paper, 36 x 68 7/8 in. (92 x 175 cm). Madrid, Prado deposited in the Museo de America.





18. José Montes de Oca (attributed). Saint Benedict of Palermo (the Moor), ca. 1734, polychrome and gilt wood with glass, 124.46 x 87.95 x 41.91 cm. Minneapolis Institute of Art, Minneapolis.


http://thewalters.org/visit/info.aspx





The Walters Art Museum
600 N. Charles St.
Baltimore, MD 21201
410-547-9000

Nenhum comentário:

Postar um comentário