sábado, 29 de outubro de 2011

Serra-Brancusi Guggenheim Bilbao


Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), Le baiser, 1907-8, Stone, 28 x 26 x 21.5 cm, Muzeul de Arta, Craiova.



O Museu Guggenheim Museum Bilbao hospeda Serra-Brancusi , a exposição mais ambiciosa até à data sobre a obra de Constantin Brancusi (1876-1957) e Richard Serra (1938), dois dos maiores escultores do século 20.

De 8 de outubro de 2011 a 13 de abril de 2012




Constantin Brancusi in his studio, ca. 1933–34, photograph by the artist

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Richard Serra (San Francisco, CA, 1938-), Circuit-Bilbao, 1972, Hot-rolled steel, Four plates; each plate: 240 x 1150 x 3 cm, Collection of the artist




Organizado pelo Museu Guggenheim Bilbao, em cooperação com a Fondation Beyeler Riehen / Basel, a mostra examina as ligações entre estes dois pioneiros da escultura ao longo de quase 50 obras, oferecendo uma visão única do período de mais de 100 anos em que a escultura moderna se desenvolveu





Richard Serra (San Francisco, CA, 1938-), 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 1987, Hot-rolled steel, Eight plates, each: 184.8 x 400 x 5.1 cm, Collection of the artist




Richard Serra, New York, 1987





Richard Serra (San Francisco, CA, 1938-), Floor Pole Prop, 1969, Lead, Plate 240 x 250 x 1.3 cm, pole, 250 cm long, Stedelijk Museum Amsterdam





Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), La Maiastra, 1912, Bronze, 55.5 x 17 x 17.8 cm, Base: limestone, Two parts, overall 33.5 x 22 x 19 cm, Tate, London



Brancusi, nascido na Romênia e um residente de Paris desde 1904, reduziu as formas esculturais aos seus elementos básicos e, ao fazê-lo, lançou as bases da escultura abstrata. Meio século depois, o artista americano Richard Serra redefiniu os efeitos da escultura através da criação de peças de aço minimalista que literalmente conduzem o espectador ao seu trabalho.





Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), Une muse, 1912, White marble, 45 x 23 x 17cm, Base: oak, ca. 1920, Three parts, overall 97.5 x 47.3 x 47 cm, Solomon R. Guggenheim Museum, New York.




Esta mostra, uma iniciativa conjunta do Museu Guggenheim de Bilbao e da Fondation Beyeler, com curadoria de Oliver Wick, traz o trabalho destes dois artistas frente a frente, permitindo-lhes lançar um diálogo livre e aberto. Ambos os artistas deixaram uma marca dinâmica, indelével na história da arte que alterou para sempre o curso da escultura moderna.






Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), The Child in the World: Mobile Group [L'enfant au monde, groupe mobile], 1917, Negative, 18 x 13 cm, Musée national d'Art moderne




O trabalho de Constantin Brancusi teve uma poderosa influência sobre a carreira artística Richard Serra. Em 1964-65, o artista recebeu uma bolsa da Universidade de Yale para estudar em Paris, onde passou vários meses visitando diariamente o estúdio reconstruído do mestre, que havia morrido sete anos antes.






Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), La sorciére, 1916-24, Walnut, 99.1 x 48 x 64.1 cm, Base: limestone, 14.9 x 28.6 cm, Solomon R. Guggenheim Museum, New York





Richard Serra (San Francisco, CA, 1938-), The Consequence of Consequence, 2011, Forged, weatherproof steel, Two blocks, each 88.9 x 101.6 x 114.3 cm, Collection of the artist



Ali Serra esboçou, contemplou, e se esforçou para entender tudo ao seu redor, uma experiência que teria um efeito profundo em sua mentalidade artística e orientar sua carreira para a escultura.




Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), Princesse X, 1915, White marble, 55.9 x 27.9 x 22.9 cm, Base: limestone, 16.2 x 16.2 x 14cm, Sheldon Museum of Art, University of Nebraska



O estúdio de Brancusi, repleto de formas tridimensionais e atividades, qualidades espaciais e processos de trabalho, teve um efeito sobre Serra que ele viria a descrever como algo semelhante a "um manual de possibilidades."






Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), Sleeping Muse (La Muse endormie), 1911, Bronze, polished, 16 x 27.3 x 18.5 cm, Centre Georges Pompidou, Nusée national d'art moderne, Paris





Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), L’oiseau, 1923-47, Blue-gray marble, Height 89.2cm, Base: limestone and veined marble, Two parts, overall height 31.8 cm, Fondation Beyeler





Richard Serra (San Francisco, CA, 1938-), Belts, 1966-67, Vulcanized rubber, neon tubes and neon tubes, 182.9 x 762 x 50.8 cm, Solomon R. Guggenheim Museum, New York; Panza Collection, 1991 91.3863



O trabalho do escultor norte-americano também nos permite ver o estilo de Brancusi sob uma nova perspectiva e apreciar suas obras e suas contribuições pioneiras - por exemplo, os pedestais multi-componentes , produção em série, pilhas, e linhas de corte - a partir de um ângulo diferente, como um tipo de escultura que é muito mais profunda e significativa do que qualquer bonita e mera forma poderia ser.





Constantin Brancusi (Hobita, Romania, 1876- Paris, 1957), La négresse blanche (I), 1923, Veined marble, 8 x 14.3 x 18 cm, Base: marble, Two parts, overall height 24.8 cm, Philadelphia Museum of Art,

















http://www.guggenheim-bilbao.es/secciones/programacion_artistica/nombre_exposicion_claves.php?idioma=en&id_exposicion=142




Museo Guggenheim Bilbao
Avenida Abandoibarra, 2
48001 Bilbao
BIZKAIA
Espanha

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