terça-feira, 11 de outubro de 2011

Johan Maurits & Frans Post. Dois holandeses no Brasil





Dois holandeses no Brasil está exposta no Rijksmuseum até e incluindo 21 de novembro de 2011.







Johan Maurits, príncipe de Nassau-Siegen, também conhecido como 'O brasileiro', serviu como governador das possessões holandesas no Brasil 1637-1644. Ele fundou a cidade de Mauritsstad, encomendou a construção de um esplêndido palácio e levou a colônia a um desenvolvimento iluminado.






O artista Frans Post viajou junto com comitiva do governador, não só para documentar as conquistas militares, mas também a flora e fauna exótica.







Seus desenhos serviram de base para o livro científico de Casper Barlaeus, encomendado por João Maurício, que até hoje continua sendo um dos livros mais importantes sobre o Brasil.  






O Rijksmuseum exibe 18 pinturas e gravuras de Post e várias de seus contemporâneos, complementada por uma apresentação única de manuscritos de pergaminho do palácio Johan Maurits no Brasil.







Post produziu cerca de 140 pinturas durante sua vida. Destas, quase metade são datadas, tornando possível acompanhar a evolução de seu trabalho entre 1637, o dia em que ele desembarcou no Brasil, e 1669, até a data de sua última carta.








As pinturas produzidas por Post, enquanto ele estava no Brasil foram drasticamente diferentes das que ele pintou depois que deixou o Brasil. Enquanto ele estava no Brasil, ele produziu um grande número de desenhos e gravuras, mas completou apenas seis pinturas. As pinturas datam de 1637-1640 e as posteriores foram apresentadas por Nassau para Louis XIV em 1679.







Suas obras brasileiras assemelham-se fortemente as paisagens de seus contemporâneos de Haarlem em termos de composição, estilo e técnica. Wolfgang Stechow descreve as paisagens de Post como "a velha garrafa cheia de vinho novo".


 





Estes trabalhos retratam locais específicos no Brasil holandês, identificáveis ​​por causa da representação da topografia reconhecível e das edificações, que na maioria também incluem água. Post inclui uma seleção da vegetação brasileira, e, ocasionalmente, de aves características e outros pequenos animais em primeiro plano.







O céu é de um cinza curioso, aparentemente pesado de chuva, um aspecto que é enfatizado pelo fato de que ocupam, pelo menos, metade da tela.








O esquema de cores suaves, especialmente quando comparado com sua produção pós-brasileira, empresta-lhes uma característica de qualidade sombria quase reverencial dos holandeses das paisagens tonais a partir da década de 1620 à 1640.







http://www.rijksmuseum.nl/tentoonstellingen/maurits-post?lang=en







Rijksmuseum
Jan Luijkenstraat 1
1071 CJ Amsterdam










Um comentário:

  1. Belissimas Pinturas...Os Holandeses...não nos viam como "um país à exploração"....

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