segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dario Fo, as gargalhadas (pinturas) de um Nobel



A exposição, "Dario Fo. A pintura de um narrador, "Chiasso, Max Museum, até 15 /1/2012.

Em uma retrospectiva no  Max Museu de Chiasso, Suiça  com pinturas, tapeçarias, colagens e desenhos para contar a paixão secreta do ator e escritor.





Como definir, a exposição de 200 obras, que Chiasso dedica a Dario Fo? Uma seleção de óleos, tapeçarias, colagens, desenhos (por Marco Cavadini Alfa e Ossanna Nicoletta) exemplifica 65 anos de atividade de um gênio multi-facetado extraordinário.





Talvez a definição que mais se aproxima o personagem é a motivação para o Prêmio da Academia Sueca Nobel (1997): "Seguindo a tradição do bobo da corte medieval, zomba do poder de restaurar a dignidade aos oprimidos." Temos diante de nós um bobo da corte que se expressa em diferentes idiomas. A pintura, então, é um destes.






"Os atores negamque eu seja um autor.  Ninguém me quer na sua categoria. Me aceitam como cenógrafo", diz Fo. Ele  tem todas as qualificações para ser um pintor também, basta ver a sua biografia. Antes de se matricular em Arquitectura no Politecnico di Milano,  Dario Fo (nascido em Sangiano, Varese, 1926) formou-se em Brera.




Seus professores? Carpi, Marino e Manzù. Eclético, tentou vários estilos ao longo da história da arte do primitivo ao greco-romano, as pinturas italianas do '400, 500 ', '600 e assim por diante, até contemporânea.
 
 



Especialmente Picasso e Chagall ("O sabor do vôo fantástico, o paradoxo do surreal, impossível").

 
("Primeiro eu escrevo,  depois  leio o que os críticos falam para melhor compreender o que eu queria dizer"), Estou acostumado a explicar tudo sem deixar dúvidas.

 



 
Ele afirma: "A pintura é como a ação. Quando eu escrevo um texto e, de repente, percebo que os personagens não "tem expressão", faltando  a "Grande pantomima" seu vigor ou sua desenvoltura, eu pego uma caneta e um  papel e começo a  desenhar os personagens que contam a ação. "

Assim, a pintura se torna uma necessidade ("Dizer através de" imagens), um caminho para uma conclusão de uma peça.




O mundo da escrita é fantástico, o da paleta, uma outra razão de existir:  a cor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário